Equipa Técnica

Numa peça de teatro todos ficam a conhecer os actores mas não a equipa técnica que é, também ela, vital a um projecto teatral. Esta equipa assegura determinadas funções que não são evidentes ao público mas que, sem ela, não haveria espectáculo. Fique a conhecer um pouco mais sobre os nossos técnicos e o percurso que os mesmo têm feito no Teatro União.



Ricardo Pereira
Director do Teatro União

RicardoPereiraPertence à direcção da Sociedade União Sintrense e é actor na mesma desde 1998. Foi o fundador do grupo Teatro União, tendo contribuído para o renascer do teatro nesta sociedade depois de um interregno de 10 anos. Participa em todos os aspectos da criação teatral, desde a escrita dos guiões até ao guarda-roupa, banda sonoras, financiamentos e encenação. Coordena todos os elementos de elenco e da equipa técnica, articulando-se entre ambas de forma a verificar a coerência dos projectos e a sua correta execução, tendo em conta as várias dimensões que os mesmos possuem.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Vasco Pereira
Produção | Revisão e correcção | Desenho e operação de Luz

VascoRTem ao seu encargo a gestão das tecnologias de informação como website e facebook.
É dos elementos mais pluridisciplinar do grupo dado que faz produção, revisão e correcção de guiões e foi o autor da peça A Morte Chega Cedo. Em termos técnicos faz operação de luz bem como auxílio no processo de criação e selecção de guarda-roupa, cenário e banda sonora. Mais recentemente tem produzido material exclusivo, com destino a adereços, complementos cénicos ou para a venda de merchandising União, com recurso a modelação e impressão 3D com meios próprios, entre outras técnicas.
Pertence ao Teatro União desde a sua fundação em 2013.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Bárbara Santos
Maquilhagem | Guarda-Roupa

11169247_1033949903284251_5148634435232098631_nEstá no grupo desde 2013 e tem vindo a consolidar o seu trabalho, não só como actriz mas também noutras vertentes. Coordena ensaios de guarda-roupa, juntamente com o Director é responsável pela constituição dos figurinos e composição de guarda-roupa. Garante a organização dos espaços onde é armazenado tudo o que se relaciona com esta secção e é a pessoa que garante que tudo se consegue facilmente encontrar. Além destas tarefas é a responsável pela maquilhagem de todo o grupo e tem ao seu encargo todas as decisões na escolha do estilo de caracterização de cada uma das personagens.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Paula Achega
Frente de sala
163541_115673045237247_773208841_n2
Mãe de um dos nossos elementos mais recentes, tem sido de uma ajuda e de um empenho fundamentais em várias tarefas da gestão de sala, bar e bilheteira. É uma pessoa muito pro-activa e com um sentimento e conhecimento muito preciso da forma como funciona uma companhia de teatro amador, como a nossa, e quais são os princípios do associativismo pelos quais uma colectividade se deve reger.

Peças em que participou:

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Filipa Mateus
BackOffice
19260424_2219922994900796_8720626585835884070_n
Pertence ao Teatro União desde a sua fundação em 2013 e entre 2014 e 2016 foi responsável de bastidores ao controlar e prestar auxilio à equipa no decorrer dos espectáculos.
Actualmente presta auxilio no processos relacionados com guarda roupa e adereços, não só no seu arranjo e ajustes como também providenciando toda a documentação, registos e identificadores a eles inerente, entre outra documentação relacionada com as peças.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Carla Costa
Operação de Som
21728100_1420784848037471_6690339571828129972_nFaz a operação de som de todo o espectáculo e garante a articulação entre régie e bastidores, assegurando a correcta comunicação entre equipa técnica e elenco durante os espectáculos. Pertence ao Teatro União desde a sua fundação em 2013 e mais recentemente tem feito pequenas incursões também em palco.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Fernando Pereira
Produção | Cenografia
Presidente da Direcção da colectividade há mais de 15 anos, e pertencente à sua direcção há mais de 30, tem desenvolvido tarefas relacionadas com a cenografia, bem como contactos de produção junto de entidades oficiais e auxílio no processo de financiamento dos projectos junto das mesmas. Sendo Presidente da Direcção da casa a que o grupo pertence, tem participação no mesmo desde a sua formação.

Peças em que participou:

Frente e Verso

A História das Coisas

A Morte Chega Cedo

A Física no Tempo


Equipa União
IMG_0844Como em todos os grupos amadores, muitas das tarefas acabam sendo partilhadas por vários dos elementos que constituem a equipa. Vários de nós desempenham um bocadinho de tudo o que seja necessário à preparação das peças bem como providenciar tudo aquilo que seja preciso no decorrer dos espectáculos, como trocas de cenário ou abertura e fecho de panos de cena. Sendo que toda a equipa funciona como um grande conjunto de pessoas que desempenham as tarefas vulgarmente atribuídas a um responsável de cena.

Anúncios
%d bloggers like this: